Ergoespirometria - Teste Cardiopulmonar de Exercício
O teste cardiopulmonar ou ergoespirométrico é a associação de um teste ergométrico convencional com um analisador do ar expirado pelo paciente, que fornece medidas diretas de parâmetros respiratórios, como a capacidade de consumo de oxigênio pelos pulmões (VO2), produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.
Deste modo, o teste cardiopulmonar oferece todas as informações disponíveis no teste ergométrico convencional adicionado de dados extraídos da respiração que revelam o real grau de condicionamento físico do paciente avaliado.
Para que serve a Ergoespirometria?
É considerado indispensável para atletas de alta performance e muito indicado para avaliação inicial de indivíduos ativos em programas de condicionamento físico, esportistas que participam dos circuitos de corridas ou para quem quer iniciar um programa de exercícios físicos de qualquer natureza, pois identifica a faixa ideal para o condicionamento aeróbico.
O que esperar da Ergoespirometria?
Avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares;
Avaliação seriada no pré e no pós-transplante cardíaco;
Quantificação do risco de pacientes com miocardiopatias (doença do músculo cardíaco);
Para programar a reabilitação em pacientes com doença cardíaca ou com insuficiência cardíaca;
Para programar treinamento de atletas;
Para diagnóstico diferencial da dispneia (falta de ar).
E como é feito o exame de Ergoespirometria?
Durante esse exame realiza-se avaliação contínua do sistema cardiovascular, respiratório e também muscular. Assim, é possível de modo dinâmico a obtenção de respostas desses três grandes sistemas do organismo quando submetido ao esforço físico. Outra grande vantagem dessa prova é auxiliar na investigação médica de doenças que ainda não foram diagnosticas de forma clara em repouso.
Portanto quando uma pessoa apresenta falta de ar sem origem ou diagnóstico esclarecido o teste cardiopulmonar de exercício torna-se o método ideal para auxiliar o médico tanto na identificação (causa), quanto na orientação para o tratamento do distúrbio ou eventual doença identificada.
Quanto tempo demora o exame de ergoespirometria?
O exame dura aproximadamente 1 hora, contando o tempo de preparo do paciente e o tempo na esteira ergométrica.
Qualquer pessoa pode fazer o teste de Ergoespirometria?
O exame é indicado para pacientes maiores de 18 anos, mas também pode ser realizado em menores de 18 anos, desde que, acompanhados por um adulto responsável.
O HANDY Met Clinic é uma Analisador completo para realizar a ergoespirometria e ele pode ser associado a uma Esteira Ergométrica MDI, ou a um Sistema de Ergometria para acompanhar o traçado de ECG do paciente. Algumas clínicas fazem o acompanhamento do ECG por meio de uma cinta Polar H10.