Os sinais vitais são um grupo de sinais fisiológicos que indicam o desempenho das funções vitais de um paciente.
Os sinais vitais do paciente são monitorados ou medidos para estabelecer seus padrões basais, orientar o diagnóstico inicial de uma enfermidade, observar tendências dos processos fisiológicos, fazer o acompanhamento da evolução do quadro clínico e monitorar a resposta do paciente ao tratamento aplicado. Então, os sinais vitais, são sinais das funções orgânicas diretamente responsáveis pela manutenção da vida do paciente.
Quais são os sinais vitais?
- Frequência cardíaca.
- Frequência respiratória.
- Pressão arterial.
- Temperatura.
- SpO2 Oximetria.
Os sinais vitais são quantificados mediante avaliações numéricas e comparados a parâmetros tidos como normais, que variam de acordo com a idade, peso, sexo e saúde geral do paciente e servem para indicar seu estado geral atual e fornecer pistas para possíveis doenças e para a evolução do tratamento de um paciente.
O monitor multiparâmetro conta com pelo menos 5 parâmetros principais que normalmente já vem inclusos em um monitor de sinais vitais:
- Eletrocardiograma (ECG+BPM);
- Pressão não invasiva (PNI);
- Temperatura;
- Respiração (FR);
- Saturação de oxigênio no sangue (SpO2) (Oxímetro e Pulso).
Você sabia que atualmente, a dor está sendo considerada um sinal vital? Tão importante quanto os outros ela deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica. A eficácia do tratamento e o seu seguimento dependem de uma avaliação e mensuração da dor confiável e válida, juntamente com os demais sinais vitais.
Além de monitorar os sinais vitais de um paciente, o monitor de sinais vitais pode ainda oferecer meios de conexão e comunicação com o prontuário eletrônico e até mesmo ser capaz de auxiliar no atendimento ao paciente, seguindo protocolos pré-determinados como o protocolo MEWS, que é uma ferramenta de estratificação a partir da pontuação de dados vitais do paciente (Aferição de pressão arterial sistólica, frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura corporal e nível de consciência).
Quando um monitor de sinais vitais se comunica com o prontuário eletrônico, todos os dados e parâmetros do paciente são disponibilizados aos setores da unidade de saúde onde o paciente passará por atendimento, evitando que tais dados passem por anotações manuais sujeitas até mesmo ao extravio.